quando solicitar uma avaliação do funcionamento
As Avaliações servem para fundamentação ou esclarecimento de um diagnóstico, para caracterização do funcionamento (global ou específico) da pessoa, para construção de um plano de intervenção e avaliação dos progressos ou para encaminhamento para serviços e apoios.
Em Crianças e Adolescentes
pode ser necessário fazer uma avaliação quando a criança ou adolescente apresenta sinais de alterações na aquisição dos principais marcos de desenvolvimento motor, linguístico e cognitivo, ou quando apresentam dificuldades na sua regulação emocional, socialização e/ou aprendizagem.
Em Adultos
a avaliação pode fazer sentido quando se verifica uma perda de competências, diminuição de capacidades após uma doença prolongada, um avc, um traumatismo... sempre que há alterações significativas do comportamento, necessidade de pedir a reforma antecipada ou outros apoios sociais, incluindo para familiares.
Em Idosos
não é expectável a perda de capacidades cognitivas, linguísticas, executivas ou funcionais, exclusivamente pelo avançar da idade. Perceber se há um processo degenerativo que possa estar a causar estas alterações é essencial para que se possa fazer um diagnóstico precoce e reduzir a velocidade da sua evolução.